Cuba - o bloqueio interno contra o blog continua

Yoani Sánchez continua bloqueada 

 

Obstáculos - por Yoani Sánchez

 

"O que começou como um impulso individual, está se tornando uma praça de de encontro para a discussão e para o debate.


Generación Y conseguiu engajar um grande número de pessoas em todas as partes do mundo que me auxiliam com a atualização, com as traduções e na difusão dos textos. A colaboração principal tem sido a de colocar os posts, uma vez que desde a última semana de março não consegui mais acessar ao blog nos cybercafés públicos (em Cuba) nem nos hotéis.


De maneira que envio os meus textos por e-mail, alguns amigos os publicam e me enviam - também por correio eletrônico - os comentários que os leitores remetem. Sou uma blogueira às cegas, uma cybernauta com uma balsa que faz água por todos os lados e que consegue flutuar graças ao apoio de uma espontânea rede cidadã.


Todo o portal  http://www.desdecuba.com  continua bloqueado nos servidores dos locais públicos (em Cuba). Estou fazendo cópias das mensagens de erro que se apresentam nos navegadores de internet quando tento acessar o portal e lhes deixarei uma mostra. Sei também que o apagão não é total. Amigos que têm internet em seus centros de trabalho conseguem entrar no blog, mas isso pouco me serve, pois nesses locais sou eu que não posso entrar.


Não obstante, mantenho os mesmos desejos de escrever neste espaço, exatamente do mesmo modo de quando comecei a fazê-lo. Agora com ainda mais teimosia, pois não há nada que me pareça mais atraente do que aquilo que me impedem de realizar. Para vencer as dificuldades de conexão e conseguir chegar a outros leitores dentro de Cuba, outros amigos estão gravando CDs com o conteúdo atualizado do Blog e os distribuem gratuitamente. Quero agradecer a todos o apoio, os remos e o vento, que me permitem manter o rumo."

 

Yoani Sánchez -  Generación Y 

tags:
publicado por ardotempo às 23:07 | Comentar | Adicionar