Os que construíram a tevê como ela é

OS TELEVISIONÁRIOS

 
De Walmor Bergesch
 
O livro conta a história da criação, desenvolvimento e a atualidade (e futuro) da televisão do Sul ao longo de cinquenta anos. O autor escreve sua história em linguagem leve, dinâmica, elucidativa e empolgante. Dá particular ênfase aos que a fizeram e a fazem nos dias de hoje, contando suas façanhas a partir de sua afirmação que “televisão é uma construção coletiva pela soma dos talentos individuais.
 
Os grandes protagonistas portanto são os televisionários, os que imaginaram e construíram a televisão como ela é hoje no Sul.
 
No livro os grandes heróis são Salimen Jr, Maurício Sirotsky, Sérgio Reis, Nelson Vaccari, Elis Regina, José de Almeida Castro, Jayme Sirotsky, Chico Anysio, Margarida Spessato, Célia Ribeiro, Lauro Schirmer, Fernando Ernesto Corrêa, Maria do Carmo, Otávio Gadret, Ruth Regina, Clóvis Duarte, Cyrillo Mattielo, Luiz D’Avila, Claro Gilberto, Flávio Corrêa, Tânia Carvalho, Roberto Appel, Nelson Sirotsky, Nico Fagundes, Petrônio Corrêa, Raul Costa Jr., Alfredo Fedrizzi e muitos outros.
 
 
O autor registrou mais de 150 depoimentos em cerca de 200 horas de gravações, mais de mil imagens coletadas de diversas procedências, realizou pesquisas em jornais e revistas da época e escreveu o seu livro ao longo de dois anos, tendo viajado pelo País na consulta e conversa com seus diversos interlocutores.
 
O livro conta com a apresentação de Alexandre Garcia, contos e crônicas de Aldyr Garcia Schlee, Charles Kiefer, Claudia Tajes, Fabrício Carpinejar, Gilberto Perin, Ignácio de Loyola Brandão, Luís Augusto Fischer, Luis Fernando Verissimo, Monique Revillion e Sergius Gonzaga. Apresenta 300 imagens em preto e branco e em cores, em 400 páginas em couchê matte e é uma edição ARdoTEmpo, sendo contemplada pela Lei de Mecenato do Ministério da Cultura (PRONAC nº 08 6413), com o patrocínio da CEEE.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
OS TELEVISIONÁRIOS
De Walmor Bergesch
400 páginas / 300 imagens
Edições ARdoTEmpo / 2010
ISBN nº 978-85-62984-01-3
 
Imagem: ©Humberto Ruchinsque - Retrato de Elis Regina - Pintura / Óleo sobre tela
publicado por ardotempo às 04:02 | Comentar | Adicionar