As histórias na televisão

Sem Sinal recebeu nove troféus no Prêmio Histórias Curtas 2009

 
 
 
 
Numa parceria do Grupo RBS, Banrisul e Governo do Estado, nessa quarta-feira (2 de dezembro), foram revelados os melhores do ano do Prêmio HISTÓRIAS CURTAS, no Theatro São Pedro de Porto Alegre, além dos destaques do MINIMETRAGEM.
 
“Sem Sinal”, episódio de ficção com direção de Vicente Moreno foi o grande vencedor da noite, recebendo nove troféus: Júri Oficial, Direção, Atriz (Kalisy Cabeda), Ator (Nelson Diniz), Atriz Coadjuvante (Áurea Baptista), Arte (William Valduga), Fotografia (Pablo Escajedo) e Produção (Glauco Urbim). O Júri Popular premiou “À Moda Antiga”, de Bruno Carvalho. A lista completa dos premiados está abaixo.
 
Os homenageados da noite foram cinco pioneiros da TV Piratini, que há 50 anos foram para o Rio de Janeiro para aprender fazer televisão na TV Tupi. Nelson Vaccari, Walmor Bergesch, Sérgio Reis, Enio Rockembach e Salimem Júnior receberam homenagens e troféus por serem os visionários da televisão no Rio Grande do Sul.
 
 
Os 10 anos do Núcleo de Especiais também foram lembrados pelo Vice-Presidente de Produto e Operações do Grupo RBS, Geraldo Correa que apresentou uma placa  para lembrar o trabalho de realização de documentários e programas de ficção.
 
Roger Lerina apresentou o evento, que teve direção artística de Marcelo Bacchin, roteiro de Gilberto Perin, cenografia de Vicente Saldanha, direção de palco de André Birck e direção de produção de Simone Buttelli. Estiveram no palco do Theatro São Pedro, profissionais da RBS TV e TVCOM, além do Vice-Presidente de Produto e Operações do Grupo RBS, Geraldo Correa; o Diretor de Operações de Rádio e TV, Claudio Toigo; a Gerente de Produção da RBS TV, Alice Urbim; o diretor do Núcleo de Especiais da RBS TV, Gilberto Perin; e os apresentadores Alexandre Fetter, Ico Thomas, Rosane Marchetti, Maysa Bonissoni, Rodaika, Paula Valdez, Kátia Suman e Tânia Carvalho. O Superintendente da Assessoria de Marketing do Banrisul, Walney Fehlberg subiu ao palco para entregar o Troféu Banrisul - Júri Popular.
 
Atores também participaram da apresentação: Zé Adão Barbosa, Leonardo Machado, o ator mirim Arthur Quadros, Rafhael Moura, Sandra Dani e Luiz Paulo Vasconcellos, que recebeu homenagem por seus 50 anos de carreira. A música teve destaque na apresentação com a presença de Nico Nicolaiewski, Felipe Catto, Ricardo Fa, Fabiano “Elvis” Feltrin e a banda Pata de Elefante
 
 
O Prêmio HISTÓRIAS CURTAS é a etapa final de um concurso que seleciona oito projetos de curtas de ficção, documentário e animação. No final do evento, foi anunciado que a partir do dia 2 de janeiro, o regulamento do HISTÓRIAS CURTAS 2010 vai estar no site www.rbstv.com.br/historiascurtas com uma novidade: os projetos terão uma temática especial: “a passagem da infância para adolescência, os sonhos e as decepções de quem está se tornando adulto”.
 
PREMIADOS HISTÓRIAS CURTAS 2009:
 
Júri Oficial: “Sem Sinal”
Troféu Banrisul – Júri Popular: “À Moda Antiga”
Diretor: Vicente Moreno (“Sem Sinal”)
Ator: Rafael Tombini (“Um Breve Assalto”)
Atriz: Kalisy Cabeda (“Sem Sinal”)
Ator Coadjuvante: Nelson Diniz (“Sem Sinal”)
Atriz Coadjuvante: Áurea Baptista (“Sem Sinal”)
Roteiro: André Costantin e Nivaldo Pereira (“A Jaqueta do Elvis”)
Fotografia: Pablo Escajedo (“Sem Sinal”)
Arte: William Valduga (“Sem Sinal”)
Montagem: Denise Marchi (“Sem Sinal”)
Música Original: Raul Ellwanger (“Luz e Sombra no Paralelo 30”)
Desenho de Som: Fabrício Licks (“O Retorno de Saturno”)
Direção de Produção: Glauco Urbim (“Sem Sinal”)
 
VENCEDORES MINIMETRAGEM 2009
 
Júri Oficial: “Amor à Camisa”, de Pablo Chassereaux.
Júri Popular: “O Monstro”, de Fernando Busch.
 
TVCOM: MARATONA e PREMIAÇÃO
 
Neste domingo (6 de dezembro), às 16h, a TVCOM reapresenta a noite de premiação no Theatro São Pedro. No sábado (12 de dezembro), a partir das 16 horas, acontece a maratona com apresentação de todos os episódios de HISTÓRIAS CURTAS 2009.
 
Imagens: Fotografias de Danny Bittencourt
publicado por ardotempo às 22:35 | Adicionar