Novo Fischer

Escuro, claro, de Luís Augusto Fischer - Livro de contos
 
Escuro, claro: contos reunidos apresenta 31 contos de um dos mais argutos observadores da produção cultural do Brasil. Luís Augusto Fischer, professor de literatura, cronista e um especialista apaixonado pela produção literária brasileira e platina, organizou o livro tematicamente. A abertura se dá com “O império de Eros”, que reúne os contos que, de alguma forma, mostram o sujeito atônito (e às vezes paralisado) diante dos desafios do amor. A dureza da vida cotidiana e material é tratada em “A força de Tânatos”, a segunda parte, e reflexões metaliterárias são o assunto de “As estratégias de Clio”. Encerram o volume quatro contos que compõem a parte intitulada “A bênção de Machado de Assis”, nos quais o autor homenageia criações e o pensamento do grande escritor brasileiro ao mesmo tempo em que se utiliza da ótica machadiana para abordar questões da atualidade. 
 
Sobre a totalidade dos 31 contos – desde histórias escritas em meados da década de 90 e anteriormente publicadas até criações recentes e inéditas de Luís Augusto Fischer – pairam como que três signos: a elegância da palavra, que é nestas páginas usada de maneira característica – exata ao mesmo tempo que imbuída de um lirismo cotidiano, fluente e munida de elementos de oralidade; a perplexidade do homem-no-mundo, seja diante da figura feminina, de problemas concretos e chãos, da dificuldade da escrita ou, na vertente machadiana, do comportamento do homem social; e, em terceiro lugar, o caráter ensaístico, que faz de cada história não apenas uma ficção, mas uma reflexão que se estende à humanidade em geral. 
 
São 31 histórias saídas da imaginação de um autor que se propõe não apenas a ficcionalizar sua matéria-prima, mas também a refletir sobre ela e, em última análise, a organizar ideias – as dele e as nossas. 
 

Luís Augusto Fischer nasceu em 1958, em Novo Hamburgo (RS). Desde 1984 leciona Literatura Brasileira na UFRGS. É colunista do jornal Zero Hora RS Porto Alegre e colaborador da Folha de S. Paulo SP São Paulo 

publicado por ardotempo às 22:59 | Comentar | Adicionar