Revelações

Houve uma época...
 
Luis Fernando Verissimo
 
Um dia falaremos do tempo em que se revelava fotos e as crianças não nos entenderão. Perguntarão "Como, 'revelava'?" e contaremos que levávamos os rolos de filme para serem revelados, e só então sabíamos como as fotos tinham "saído", se nenhuma cabeça tinha sido cortada e nenhuma paisagem reduzida a um borrão indecifrável. E aumentará a perplexidade das crianças. "Rolo?" "Filme?" Reagirão ao fato de que houve uma época em que a distância entre o clic e a foto pronta podia ser de semanas como hoje reagimos à lembrança, por exemplo, de que já existiu uma coisa chamada "Gumex".
 
Quem se lembra o que era "Gumex" que levante o dedo, se ainda tiver forças. Usei muito "Gumex". Era uma espécie de gelatina cor de rosa que se aplicava ao cabelo para fixar o penteado. Vendia-se em potes ou em pó, para sua mãe misturar com água. O cabelo ficava duro. O "Gumex" não apenas mantinha seu topete armado em qualquer ventania como servia de proteção contra eventuais objetos caídos do céu. Um problema: depois de passar o "Gumex" você tinha poucos segundos para ajeitar o topete de modo a assegurar o máximo efeito, pois o endurecimento era rápido. Não havia tempo para muita criatividade.
 
Ninguém precisa mais esperar para ver suas fotos reveladas e as velhas câmeras com rolos de filme seguem o caminho do "Gumex" para o esquecimento, mas as novas câmeras não tornaram o ato de fotografar muito mais fácil, pelo menos para os recém-chegados ao mundo digital. Como bem sabe quem já teve que esperar, fazendo pose, que um fotógrafo descobrisse como funcionava a câmera digital de outro.
 
- É só apertar o botão.
 
- Qual?
 
- O da direita.
 
- Minha direita ou a sua?
 
- A sua, a sua.
 
- Não aconteceu nada.
 
- Tem que ficar apertando.
 
- Pronto. Deu. Ou não deu?
 
- Eu não vi o flash.
 
- Tinha que ter flash?
 
- Tinha. Tenta de novo.
 
Clic.
 
- Oba. Agora foi.
 
- Deixa ver como ficou...
 
- Acho que ficou boa.
 
- Você cortou a minha cabeça!
 
É verdade que as novidades nem sempre fazem esquecer o que havia antes. Como prova a volta do disco de vinil, quando parecia que o CD era definitivo.
 

Além de, dizem, o vinil gravar coisas que o CD não grava, deve haver um pouco de nostalgia nessa volta ao passado. Eu usaria de novo o "Gumex", se ainda existisse. Mas cadê o topete?

 

 

 

 

Luis Fernando Verissimo 

tags:
publicado por ardotempo às 19:02 | Adicionar