Mia Couto no teatro

Teatro em São Paulo

 

Mia Couto

 

Inspirado no romance "O Outro Pé da Sereia", do escritor moçambicano Mia Couto, a Cia. de Teatro Fábrica São Paulo, após um ano de pesquisa, estreia espetáculo homônimo neste sábado (16.maio.2009), na Unidade Provisória do Sesc Avenida Paulista, na região central de São Paulo.
 
A montagem, que fica em cartaz até 28 de junho, tem direção de Roberto Rosa e música-tema criada pelo compositor Chico César. A dramaturgia é de Fábio Salem Daie e Lina Agifu. No elenco estão Ed Moraes, Fernando Bezerra, Lina Agifu, Luanah Cruz, Marília Carbonari e Mônica Augusto.
 
No palco, após 20 anos refugiada em um lugar chamado Antigamente, Mwadia Malunga retorna para a Vila Longe, sua cidade natal, para achar um local para guardar uma imagem de Nossa Senhora. Ao voltar, descobre como o tempo e a guerra transformaram as pessoas, que aguardam, agora, a chegada de uma brasileira representante de uma ONG.
 
Em outro plano, que se passa em 1560, uma caravela portuguesa faz a primeira incursão católica para o litoral de Moçambique. A bordo estão um jovem padre e um jesuíta, que carrega consigo uma imagem de Nossa Senhora, abençoada pelo papa.
 
Construída sobre o cruzamento de tempos históricos e das memórias de seus personagens, a produção mostra como a chegada dessas três mulheres - a imagem de Nossa Senhora, Mwadia Malunga e a brasileira - mudam o cotidiano de Vila Longe.
 
Publicado pela Folha de São Paulo 
publicado por ardotempo às 02:36 | Adicionar