Livro Os Televisionários

Contribuição Cultural
 
Os Televisionários é um grande projeto cultural, profundamente cultural. Cobrirá uma lacuna existente na percepção histórica, na identificação comportamental e na influência da televisão durante 50 anos sobre os vetores culturais e formacionais dos grupamentos sociais presentes no Rio Grande do Sul.
 
É um  livro de arte, de texto documental, de imagética e de testemunhos sobre  a criação e desenvolvimento da TV no Rio Grande do Sul, sob a análise e letra de um de seus principais pioneiros. Walmor Bergesch possui o conhecimento efetivo de toda a epopéia, além de extensa documentação fotográfica do largo espectro de 50 anos do processo de consolidação do meio televisivo.
 
 
 
 
 
Os Televisionários é o grande livro da saga da criação e do desenvolvimento da TV no Sul do Brasil, contada em saboroso testemunho de quem a viu nascer  e crescer; e com os depoimentos de muitos que a fizeram. 
 
O autor Walmor Bergesch participou ativamente de todo o período - desde o primeiro momento, alcançando os principais postos executivos das redes locais e nacionais, sendo o testemunho mais qualificado para transmitir o  conhecimento acerca dos fatos mais significativos, desde o início da TV no Sul, a introdução das redes, os processos de veiculação em cores, a criação das TVs comunitárias, o momento da adoção dos processos de veiculação por cabo, o sistema digital e de internet.
 
 
 
 
O livro  Os Televisionários  /  A História da Televisão no Rio Grande do Sul - é detentor de profundo saber histórico (pela qualificação de sua autoria), de caráter documental e didático, no período de 50 anos que se comemora em 2009, sobre o projeto da TV no Sul do Brasil (e no Brasil em seu conjunto) sendo um marco do fenômeno das transformações culturais decorrentes desse fato de relevância.
 
Traz uma profunda contribuição criativa e cultural com os contos inéditos de grandes escritores gaúchos nas aberturas dos capítulos do livro de Bergesch, representando a identificação  com os telespectadores, ao longo do tempo e de episódios marcantes. Neste livro estarão presentes nomes como:
 
Charles Kiefer - Luis Fernando Verissimo - Moacyr Scliar - Aldyr Garcia Schlee - Cláudia Tajes - Jorge FurtadoLuís Augusto Fischer - Fabrício Carpinejar - Monique Revillion - Lauro Schirmer - Roger Lerina
 
O livro apresenta também uma fortuna imagética de cerca de 500 fotografias e imagens de vídeo, escolhidas pelo autor; através de pesquisa especializada, orientada pelo autor, junto ao Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (Porto Alegre RS) e nos  arquivos das TVs e de imprensa. 
 

Uma contribuição cultural ao universo da  televisão brasileira. 

 

 

tags: ,
publicado por ardotempo às 13:18 | Comentar | Adicionar