Sobre a mostra Alma Descarnada

O Cru e o Cozido
 
Marcos Magaldi
 
Esta exposição - Alma Descarnada - (Centro Cultural CEEE Erico Verissimo Porto Alegre RS - Brasil; até 28 de fevereiro de 2009), que vem sendo preparada há alguns anos, é uma espécie de lado B do trabalho de Mauro Holanda. Depois de fotografar praticamente todos os dias, elaborados pratos de comida, onde a disposição dos alimentos e a qualidade  da produção são as marcas de todo trabalho encomendado, Mauro diverte-se  fotografando, de forma “clássica”, alguns ingredientes curiosos que constituem o dia a dia de um grande chef de cozinha.
 
 
Como um Constable do Século XXI, suas naturezas mortas são extraordinariamente bem compostas, sua luz é bastante cuidada e seus objetos e fundos são sempre muito bem escolhidos. De qualquer forma, diferentemente do pintor inglês, o tom das imagens nesta extraordinária mostra é freqüentemente provocativo, irônico, o que lhe confere uma modernidade incontestável.
 
Por outro lado, todo fotógrafo bom que eu conheço é quase sempre meio obsessivo. Faz basicamente a “mesma” foto por anos a fio. Com o Mauro esta constatação não poderia ser diferente. Desde a primeira foto que eu vi dele, quando ainda era estudante de cinema e que fez com que fosse contratado para trabalhar no estúdio, ele vem retratando, de maneira cada vez mais refinada, seu prato de comida de cada dia. Assim, podem saborear...
 
 
 
Texto © Marcos Magaldi, fotógrafo

Fotografias: Mauro Holanda

publicado por ardotempo às 00:47 | Comentar | Adicionar