Lá como cá...

Pontal do Estaleiro - Porto Alegre RS - Brasil

O comentário aí embaixo foi feito hoje em Portugal acerca de alguma proposta mirabolante de um complexo de construção em vista, com a promessa facilitadora de geração de empregos e de algum beneficio para a população da cidade. Não sei, não conheço o projeto (nem a que cidade se destina), que gera o comentário forâneo. Mas posso imaginar a cena...A publicidade é de luxo, principesca mesmo. Papel couchê de alta gramatura, verniz UV, tudo muito bem impresso em cores e com efeitos gráficos especiais. Se calhar, dourados e azuis. Isso funciona bem.

Tudo muito bonito...

Absurdamente essas propostas surgem, investidas em fortunas e muitas vezes ao arrepio das leis vigentes e de planos diretores e ambientais, contornando habilmente as limitações legais e os gabaritos pré-definidos. As construtoras sempre desejam mais, além das leis, além das licenças previstas e a especulação corre desenfreada. O comentário a seguir encaixa-se perfeitamente no caso do Pontal do Estaleiro, não? Lá como cá, aparentemente passa o mesmo filme...

 

 
Por falar em argumentos pouco sérios
 
Como já lá existia uma antiga fábrica, nada melhor para requalificar a zona que a construção de um centro comercial com um parque de estacionamento à volta para aí tamanho do estádio da Luz e servido por uma via rápida; "pequenas alterações", dizem.
 
Nunca lhes passou pela cabeça que a melhor maneira de requalificar a zona fosse pura e simplesmente demolir a fábrica, limpar os terrenos e devolvê-los à natureza e às populações, como forma de corrigir uma barbaridade ambiental e aumentar a qualidade (de) vida.
 
Se calhar passar pela cabeça passou, mas e depois a joint-venture construção civil/ partido que é sempre muito útil para financiamentos vários em campanhas várias?
 

José Simões - Publicado no Blog Der Terrorist 

tags:
publicado por ardotempo às 18:23 | Comentar | Adicionar