Um novo e extraordinário livro de Aldyr G. Schlee

Os limites do impossível - Contos Gardelianos

 

A partir da idéia estarrecedora de que o nascimento de Carlos Gardel ocorreu em Tacuarembó, no Uruguai, fruto de incesto e estupro, os contos deste livro transitam por algumas versões do espantoso acontecimento.

 

Aqui se imagina e se inventa como tudo terá acontecido de forma a alcançar uma realidade ficcional que se proponha verdadeira à  percepção do leitor. Assim, qualquer semelhança entre os fatos narrados e algo que tenha realmente ocorrido ou deixado de ocorrer não será apenas mera coincidência: será a prova de que a realidade muitas vezes vai além dos recursos da ficção, alimentando-se do improvável e do inacreditável para chegar ao impossível que nossa fantasia, geralmente, não consegue alcançar ou frequentar.

 

Aqui enfrentamos os limites do impossível.

 

Aqui, os limites do impossível são desafiados em cada uma das histórias  de Clara, de Blanca, de Juana, de Felícia, de Rosaura, de Mulata-Flor, de La Niña, de Manuela, de Constantina, de Berta, de La Madorell, mulheres de verdade e de mentira, cujas vidas ajudam a recompor a difusa memória do incrível e triste nascimento de Carlos Gardel em Tacuarembó.

 

 


publicado por ardotempo às 17:13 | Comentar | Adicionar