Maquinaria da Arte SESC - Fotografia

O tema - Fotografia             ARTE SESC

 

É a proposta de debate sobre o fazer artístico em FOTOGRAFIA - uma forma de ampliar a voz do artista fotógrafo, fornecendo-lhe um espaço de discussão e de divulgação de sua própria (manu)fatura, acerca da fotografia contemporânea de autoria.

 

Seminário de Debates - Maquinaria da Arte

Convênio SESC e Embaixada da França no Brasil (Porto Alegre)

Mediadores: Ronan Prigent e Alfredo Aquino

 

Os participantes

 

François Barré

 

Diplomado pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris, iniciou a carreira como diplomata. Foi o Diretor do Centro Georges Pompidou de 1993 a 1996, Diretor de Arquitetura e Patrimônio do Ministério da Cultura e Comunicação da França e jurado de certames internacionais de Arte como a Bienal de Arquitetura de Veneza. É Presidente do Encontro Internacional de Fotografia de Arles e desenvolve projetos culturais para as cidades de Saint-Etienne, Nancy, Mulhouse e Bordeaux, na França.

 

Leopoldo Plentz

 

É fotógrafo artista em Porto Alegre. Foi artista convidado residente na Cité des Arts em Paris, tendo em seu currículo várias exposições de fotografia (inclusive premiações) no Brasil e no Exterior. Desenvolve um trabalho de documentação e resgate do contexto imagético urbano com sua ótica singular. Pesquisa e explora no momento a série Inúteis - que se compõe do ato de garimpar pelas ruas das cidades minúsculos objetos (pequenas embalagens, objetos deformados, rejeitos descartados / amassados e destruídos) e fotografá-los em scanner com luz direta, trabalhando-os em sua essência estética e ampliando-os em 100 vezes, conferindo-lhes uma renovada leitura de tangibilidade visual de grande intensidade iconográfica. 

 

Mauro Holanda

 

É o principal e mais celebrado fotógrafo de gastronomia no País. Colaborador constante das principais revistas especializadas na temática: Gula, Go Where, Cláudia, Vogue, Churrasco e outras. Paralelamente a essa atividade profissional desenvolve um surpreendente trabalho de autoria. Apresenta sua série Alma Descarnada, na qual fotografa em seu estúdio com intensa força subjetiva de interpretação, os mesmos ingredientes presentes em seu cotidiano de fotógrafo institucional (carnes, partes de alimentos, fragmentos) 

 

As imagens

 

Leopoldo Plentz

 

 

Mauro Holanda

 

 

O local

 

SESC - Porto Alegre

Av. Alberto Bins, 665 - Auditório do SESC - 20 horas / 10 de setembro de 2008

Porto Alegre RS 

 

Convênio: SESC / Embaixada da França no Brasil (Porto Alegre)

 


 

 

publicado por ardotempo às 15:18 | Comentar | Adicionar