Pássaros de Vôo Curto

"Sabemos que o poder é provisório, o sucesso temporário e a vida precária. A salvação é que o amor, a amizade e a arte são eternos." - Alcione Araújo, escritor

 

 

Escritor, cronista, dramaturgo e roteirista de cinema e ex-professor da UFMG, Alcione Araújo busca em sua obra a síntese entre o subjetivo e as circunstâncias, o psicológico e o social.

Em Belo Horizonte, que considera a sua cidade, pois dela palmeou “cada esquina, cada rua, cada praça, além de ser o lugar das suas amizades definitivas”, foi encenada a sua primeira peça, Há Vagas para Moças de Fino Trato , em 1974. A peça é um estudo psicológico do sofrido convívio de três mulheres e dos traumas que lhes são causados pelas relações amorosas.

Consagrado internacionalmente como dramaturgo e cronista, em 1999 Alcione lançou Nem mesmo todo o oceano, romance com o qual foi um dos finalistas do Prêmio Jabuti. Sobre o livro, escreveu Luis Fernando Veríssimo: “Havia um romanção sobre os últimos anos há história do Brasil esperando para ser escrito. Um livro que falasse de tudo que nos aconteceu, entre o sonho e o remorso. E não é que pode ser o livro do Alcione essa obra que faltava. O livro é um verdadeiro transatlântico carregado de personagens inesquecíveis”.

Publicado pela Record, Alcione Araújo lança em 2008 o seu novo romance, Pássaros de vôo curto. Sobre o novo livro, diz Alcione: “O livro tem 460 páginas, bem menos que Nem mesmo todo o oceano , que tem 800. Porém, deu mais trabalho: no outro levei dois anos e meio; neste foram quatro anos de trabalho. A história não é narrada na ordem cronológica. Mas, seguindo a cronologia, começa em 1882 e termina em 1982: perpasse um século, portanto.”

“Mantendo a ordem cronológica que, reitero, não é a do livro, começa quando George Chalmers, engenheiro inglês especializado em mineração, chega a Nova Lima para dirigir a atual Mina de Morro Velho. Assim que se adapta no novo país, Chalmers volta a Londres e, como bom anglicano e vitoriano, casa-se. O casamento, porém, não impede que desabroche a paixão por uma braçal italiana muito mais jovem do que ele. O romance avançou, na sombra da inocência da esposa, igualmente vitoriana e anglicana, assim como do Bispo anglicano", antecipa Alcione.

Petrônio Souza Gonçalves

  Pássaros de Vôo Curto

  Autor: Alcione Araújo

  Editora Record

  Romance, 462 páginas - 2008

  ISBN nº 9788501082107

tags: ,
publicado por ardotempo às 16:09 | Adicionar