Um livro fabuloso, um vídeo bem bonito


A Biblioteca à Noite é um livro encantador sobre o tema dos livros e principalmente, o das bibliotecas. Fala de sua concepção ao longo da História, conta os episódios interessantes que as envolveram, particularizaram e imortalizaram, descreve as grandes construções (os mega-projetos e as situações mais singelas) e o desenvolvimento dos métodos de catalogação dos livros. Faz a sua relação com os autores, com as obras, com as suas curiosidades, de uma forma apaixonante, revelando a profunda ternura e o desvelo do autor, Alberto Manguel, pelo objeto de seu prazer.

O texto é escorreito, elegante e magnético.

Lê-se o livro com atenção concentrada e fica-se imediatamente
tomado pelo desejo de compor uma grande biblioteca, própria, com sistemas de codificação padronizados e localização instantânea dos livros tombados. Tombados sob um ex-libris particular a ser urgente e impulsivamente criado, com design especial…
O leitor é elevado, ao longo do livro, à condição de bibliotecário ideal, uma vocação até então, oculta e despercebida pelo próprio eleito.

Um belo livro que vale ser lido e um pequeno vídeo bem interessante que o divulga, em espanhol, mas que se apresenta totalmente compreensível a todos. Veja aqui



A BIBLIOTECA À NOITE
Autor: Alberto Manguel
Editora: Companhia das Letras
Ensaio / 302 páginas – 2006
ISBN 85-359-0881-1

(Agradecimento especial a essa indicação, por parte de José Mário Silva, em seu criterioso e sofisticado blog Bibliotecário de Babel)
publicado por ardotempo às 04:29 | Adicionar