Efeito Borboleta - Recomendado

 Excelente

 

O livro de contos de José Mário Silva é excelente. 50 contos curtos, agregado a um conjunto de 38 aforismos (ou micro-contos), este com o título de 38 Miniaturas.

 

Regido pela sugestão da parábola de Chuang-Tzu – "Um dia, o mestre taoísta  sonhou que era uma borboleta e, ao despertar, já não sabia se era um homem que sonhava ser uma borboleta ou uma borboleta que sonhava ser homem" – o autor constrói uma pequena catedral de originalidade e síntese, em textos refinados e de uma imaginação rica, na melhor tradição da inventividade borgesiana, surpreendendo o leitor e conduzindo-o a reflexões aprofundadas e memorizadas de si próprio, acerca do tempo, do universo paralelo das coincidências, o dos pequenos gestos e o da contundência de certas decisões aparentemente inofensivas que se revelam desvastadoras e incontornáveis.

 

O livro prende e hipnotiza por trazer funda identificação psicológica e uma simplicidade atordoante de mensagens em textos elaborados em sofisticada filigrana literária.

 

Tudo está ao alcance de todos pois a vida é para ser vivida com intensidade instintiva e cerebral, e trata-se um jogo arriscado pois a aposta habitual, minuto a minuto, é o da própria vida, o cenário não exige menos dos protagonistas. As sutilezas, as ironias, a alegria e a diversão são as constatações que magnetizam o leitor e essa leitura certamente confortará a muitos leitores, entre eles, possivelmente até Alberto Manguel e outros borgesianos assumidos. É um prazer ler este Efeito Borboleta e outras histórias.

 

Roleta Russa

"Já perdera tudo na vida. Não queria perder aquela bala."

 

O livro, Efeito Borboleta, de José Mário Silva (Editora Oficina do Livro) por enquanto, se consegue apenas em Portugal ou importando-o através das melhores livrarias no Brasil, mas vale muito a pena e seria bastante interessante que logo estivesse também editado no Brasil.

 

 

  Efeito Borboleta e outras histórias, 2008

  Autor: José Mário Silva

  Editora: Oficina dos Livros (Portugal) –  

  http://www.oficinadolivro.pt

  Número de páginas: 140 páginas

  ISBN nº 978-989-555-374-7

 

publicado por ardotempo às 19:51 | Comentar | Adicionar